Você sabia que, no âmbito do trabalho, a empatia tem a capacidade de conectar pessoas e promover um ambiente mais produtivo e colaborativo? Para Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One, uma empresa que promove o desenvolvimento da empatia tem apenas vantagens a receber, pois esta é uma tendência que melhora o clima organizacional, a inovação e a retenção de talentos.
De maneira prática, quando líderes, gestores e colaboradores conseguem se colocar no lugar uns dos outros, a comunicação da equipe flui melhor e o trabalho se fortalece. Por isso, desenvolver a empatia no ambiente de trabalho é fundamental para criar laços sólidos no time favorecendo os resultados de trabalho.
O conceito de empatia
A empatia consiste na capacidade de compreender as emoções e o ponto de vista do próximo. No ambiente de trabalho, trata-se, portanto, de colocar-se no lugar dos colegas, gestores, líderes e clientes. De acordo com o empresário Mailon de Lara Vaz, a empatia não é um sentimento, mas sim uma habilidade socioemocional.
Nesse aspecto, ela é um traço essencial no âmbito da inteligência emocional, pois é por meio dela que o indivíduo se permite reconhecer, compreender e responder às emoções daqueles que estão ao seu redor com precisão. Assim, a empatia vai muito além da compaixão, isto é, do compartilhamento da dor, ela permite que se sinta na pela a experiência do próximo, sem perder a noção de que se trata da vida do outro.
No parecer do empresário Mailon de Lara Vaz, não é por acaso que essa é uma das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho, afinal, por meio da empatia, é mais simples gerenciar os relacionamentos e conciliar os interesses dentro da empresa. Por isso, o profissional que desenvolve essa habilidade consegue se conectar com mais facilidade às pessoas, colocar em prática a colaboração mútua e trabalhar melhor em equipe.
A importância da empatia na gestão dos negócios
No âmbito profissional, é preciso compreender a empatia como uma ponte responsável por interligar pessoas e realidades, promovendo a identificação entre os funcionários. Mailon de Lara Vaz reforça que, dessa maneira, ela precisa iniciar principalmente de cima para baixo, com atitudes positivas de liderança que refletem diretamente nos colaboradores.
Quando estes sentem que suas emoções, dores e opiniões são levadas em consideração, se sentem mais motivados a contribuir com o crescimento do negócio, promovendo uma melhoria espontânea no trabalho coletivo. Por isso, o CEO do Grupo 1 One Mailon de Lara Vaz considera que a empatia deve ser implementada como um valor básico de cultura da empresa, incentivando todos a se colocarem no lugar uns dos outros.
Além do mais, a empatia também é responsável por melhorar o clima organizacional da empresa, aumentar a facilidade de retenção de talentos, além de estreitar os laços e favorecer o desenvolvimento e potencial dos colaboradores. E, então, percebeu como vale a pena investir em empatia nos negócios?