É fato que o uso de inseticidas naturais, são uma excelente opção alternativa aos agrotóxicos. Mas você tem ideia de como são feitos? O empresário Leonardo Walter explica que um dos preceitos da agricultura sustentável é encontrar medidas que tragam um menor impacto socioambiental, em relação à agricultura moderna, que por sua vez tem como finalidade uma alta produtividade sem pensar nas suas consequências. Por isso, se esse é um assunto que te interessa, siga a leitura até o final e conheça alguns desses produtos.
Caso você não conheça, a Nature BioTek surge no mercado como um laboratório que produz produtos atóxicos, voltados para o meio agrícola. Como menciona o seu fundador e CEO, a empresa busca combater o uso indiscriminado de inseticidas sintéticos, problematizados por estarem vinculados a problemas de saúde e contaminação do solo, por exemplo. Sendo assim, seu principal objetivo é propor novos produtos, biodegradáveis e com maior segurança alimentar. Confira abaixo alguns inseticidas naturais que se mostram eficazes:
Extrato de nim
O empresário Leonardo Walter entende que é uma árvore, nativa do continente indiano, sendo muito resistente à seca. Quando falamos do extrato de nim, ele é originário da semente da árvore e por atuar como um inseticida, possui mais de 30 compostos tóxicos, se destacando a azadiractina. Como mencionado anteriormente, a empresa Nature BioTek visa a produzir produtos que tenham o mesmo papel que os inseticidas sintéticos, porém com menor teor de toxicidade, como é o caso do nin.
Extrato de Bouhainvillea ou primavera
Sendo considerado um inseticida com controle preventivo muito eficaz, esse extrato é indicado para o inseto transmissor de viroses, classificado como tripés, que causa uma doença chamada “Vira cabeça”, no tomateiro. Sendo assim, utilizada para situações emergenciais em mudas, ele age sem interromper o desenvolvimento da plantação e como menciona o empresário, é um produto muito econômico.
Extrato pirolenhoso
Para Leonardo Walter, sendo também um inseticida natural, o extrato pirolenhoso trata-se de um líquido que é resultado da condensação da fumaça, mediante carbonização de madeiras. Estranho ser natural, não? Muitos desconhecem, mas mesmo não sendo diretamente de derivação botânica, o produto ainda assim é uma fonte orgânica, ou seja, não sintética, que em sua composição possui diversos compostos, dentre eles o ácido acético para o combate de pragas nas plantações.
Óleo de rícino e de citros
Sendo muito discutido em pesquisas, essas substâncias despertam muito interesse pelos agricultores que enxergam um excelente potencial nesses produtos. O empresário ressalta ainda que ambos os compostos atuam na mortalidade em ninfas de moscas-brancas e que outros extratos tais quais o aquoso de cravo da índia também servem para repelir pulgões e outras pragas.
Extrato de Alho
Esse você não imaginava, não é mesmo? Na visão de Leonardo Walter, por ser rico em enxofre, trata-se de um excelente repelente de insetos, controlado assim a proliferação de pragas nos cultivos agrícolas. Dessa forma, quando pulverizado sobre as plantas, esse extrato é absorvido pelas plantas, assim o seu odor natural acaba enganando os insetos pragas. Além disso, é muito indicado para controle de lagartas das maçãs e pulgões.