Engana-se o empreendedor farmacêutico que acredita que somente as vendas delimitam o sucesso da farmácia. Para o proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, os fatores inteiramente ligados com o triunfo dos negócios são o planejamento e a excelência na realização das atividades dos negócios. Esta, por sua vez, engloba todos os componentes da drogaria: negociação, departamento de compras, estoque e reposição, organização, atendimento e processos.
Deve-se entender, portanto, o sucesso como consequência do planejamento, isto é, da análise dos indicadores, dos resultados das atividades e dos números finais das vendas. O empresário Manoel Conde Neto interpreta essa ferramenta como guia para o caminho sustentável e estável que desencadeará o sucesso da farmácia.
É preciso mais do que uma análise dos números finais do mês, deve-se traçar metas de curto, médio e longo prazo que mantenham a melhoria e desempenho de qualidade das atividades. Manoel Conde Neto compreende o planejamento como fator que amplia a visão do gestor para se atentar aos aspectos que vão além das vendas, como frequência e fidelização de clientes, despesas, investimentos, entre outros.
O planejamento deve envolver a análise de concorrência, entendimento das tendências e inovações do mercado, o repasse das atividades desenvolvidas ao longo de um determinado período, a criação de metas e os resultados finais. Todos esses aspectos auxiliam na redução de decisões equivocadas e sem alinhamento prévio com a situação dos negócios, o que pode prejudicar diretamente o triunfo da farmácia.
Outro ponto fundamental do planejamento está voltado ao compartilhamento deste com os demais profissionais da equipe. Manoel Conde Neto considera que o envolvimento de gerentes e colaboradores da equipe operacional no acompanhamento do planejamento auxilia na compreensão dos processos e no modo como se deve agir, ou seja, quais são as ações que devem ser melhoradas, modificadas ou desenvolvidas.
Na perspectiva do empresário Manoel Conde Neto, o sucesso da farmácia depende de toda a equipe, desde gestores elaborando o planejamento até colaboradores executando suas tarefas com excelência. Por isso, conhecer profundamente cada situação da farmácia auxilia na desenvoltura de ações e estratégias que impactam na evolução do trabalho e, por consequência, no alcance dos objetivos dos negócios.