O outono está aí e, com ele, os primeiros indícios de que um inverno muito frio chegará em breve! Por isso, para Flavio Giusti, essa época do ano exige apenas comidas quentes, mas não somente sopas ou caldos, como também o famoso chocolate quente. O problema para muitas pessoas, no entanto, é como se aquecer, nesse sentido, sem utilizar ingredientes de origem animal. Pensando nisso, se você é vegano e quer aprender a preparar um chocolate quente vegano e cremoso, acompanhe este artigo até o final!
Origem do chocolate quente
Assim como muitos pratos da culinária americana, o chocolate quente também nasceu com os povos originários das Américas, isto é, os Maias e Astecas. De tão saborosa a infusão com sementes de cacau, a bebida foi batizada como a bebida dos deuses, mesmo que o sabor não fosse doce e “chocolatudo” como o que conhecemos hoje, afinal, a bebida original leva até pimenta.
No entanto, o fato é que o nome ainda faz jus ao sabor da bebida, afinal de contas, assim como ressalta o criador do VegetariRango, não existe possibilidade da mistura entre leite, chocolate, creme de leite e, em alguns casos, chantilly, ficar ruim, você não acha? O problema, no entanto, é se essa bebida é capaz de alcançar todas as restrições alimentares, como é o caso da dieta vegana.
Chocolate quente vegano e cremoso
A parte boa é que a resposta é sim! É possível que, pelo menos as pessoas veganas, também aproveitem o sabor delicioso do chocolate quente. É por isso que Flavio Giusti criou uma receita exclusiva de chocolate quente vegano e cremoso, para que todos os veganos e, inclusive, os intolerantes à lactose, possam se aquecer docemente com as temperaturas baixas do Brasil.
Para isso, o ex-MasterChef e criador do VegetariRango comenta que serão necessários apenas 3 ingredientes, sendo eles o leite vegetal de qualquer base — amêndoas, soja, coco, etc —, o amido de milho e o chocolate, que pode ser utilizado nas versões em barra ou em pó, além de poder ser utilizado na versão ao leite, amargo ou meio-amargo.
Para Flavio Giusti, a única regra é que o chocolate quente vegano e cremoso tenha o sabor que mais se adeque ao seu paladar, isso quer dizer que não importa se ele será mais docinho ou mais amarguinho, mas sim que ele esteja de acordo com aquilo que você prefere. Em geral, é importante que você saiba que as pessoas tendem a optar pela versão amarga do chocolate, pois, assim, o sabor do mesmo fica mais intenso.
Mas, uma dica interessante, é que você também misture as duas versões do chocolate, afinal de contas, como a receita de Flavio Giusti não leva açúcar ou outro adoçante, o amargo do chocolate pode realmente passar do gosto comum. No entanto, lembre-se sempre de que, idealmente falando, a maior quantidade de chocolate amargo será sempre preferível, visto que é essa a versão responsável pelo sabor mais aguçado do alimento.
Sem mais delongas, a pergunta que fica, afinal, é como preparar o chocolate quente vegano e cremoso, não é mesmo? Para saber, acesse o canal no Youtube de Flavio Giusti (https://www.youtube.com/watch?v=Ybj7gerLcgE) e aprenda não somente o modo de preparo dessa receita, como centenas de outras mais, as quais são preparadas com muito carinho e cuidado, não só pelos seus internautas, como e, principalmente, pela causa animal.
Além disso, se o universo vegano te encanta, você irá amar saber que o idealizador do VegetariRango possui participação ativa em seu Instagram (@vegetarirango), além de que, é criador de cursos sobre culinária vegana — especificamente sobre queijo vegano —, os quais serão ministrados ainda esse ano! Genial, né?