Para Deise Zuqui, qualquer tipo de comportamento que o ser humano apresenta está diretamente ligado às suas emoções, isso porque o cérebro — que é responsável tanto pelos nossos pensamentos quanto pelas nossas atitudes —, é aquele que age em nosso lugar e de forma muito rápida, e que decide, através do sistema cognitivo, o que vamos fazer ou deixar de fazer.
E é por essa razão que quando não conhecemos algo, ficamos paralisados de medo, isto é, com aquele famoso “receio”, uma vez que a nossa mente recebe um comando de alerta e nos faz ficar com uma preocupação fora do normal. Mas você sabe de que forma isso pode ser prejudicial? Para conferir, basta ler o artigo até o final!
Oportunidades que perdemos
O velho ditado já diz: “quem não arrisca não petisca”, e é exatamente esse o maior ponto negativo do medo do desconhecido. Conforme Deise Zuqui explica, questões pessoais e profissionais podem deixar de existir, atrapalhando, portanto, as nossas oportunidades de concretizar algo inusitado. Alguns exemplos podem ser encontrados na hora de:
- Fazer novas amizades;
- Conseguir um novo emprego;
- Construir uma carreira do zero;
- Encontrar um novo amor.
Contudo, acreditamos que ninguém gostaria de deixar escorrer pelas mãos as brechas que as vidas nos entrega, não é verdade? Felizmente, existem algumas estratégias que servem para trabalharmos os nossos pensamentos, e consequentemente as nossas ações, de forma que saibamos o que fazer em um momento de medo e tensão. Confira:
- Meditar antes de realizar alguma ação
Conforme pontua Deise Zuqui, a primeira dica para você conseguir perder o medo de enfrentar novas chances é fazer uma breve meditação. Dessa forma, a sua mente ficaria mais tranquila, e você conseguiria enxergar com mais clareza os benefícios que poderiam ser atingidos ao sair da zona de conforto e tentar algo inusitado.
- Imaginar que dará certo
Além disso, uma boa saída é feita através da sua própria imaginação. Conforme explica Deise Zuqui, alguns pesquisadores afirmam que o poder no imaginário é responsável pela maior força de vontade do ser humano, e isso facilitaria muito a ação de cada indivíduo na hora de “petiscar” novas oportunidades.
- Arriscar mesmo com medo
Por fim, caso nenhuma das estratégias anteriores funcionem, e você ainda não se sinta preparado o suficiente para experimentar uma nova ocasião, o que resta é tentar, ainda que com receio, o novo, pois conforme assinada Deise Zuqui, não devemos nunca nos prender na dúvida e deixar de garantir uma boa oportunidade.