A gravidez é um momento de muitas mudanças na vida das mulheres. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, essas mudanças que ocorrem nesses períodos são necessárias e é preciso estar sempre atenta para o bom desenvolvimento da gestação, afinal, algumas intercorrências podem acontecer. Fazendo com que o acompanhamento médico seja ainda mais ativo.
Uma das condições que podem afetar as gestações é a gravidez ectópica que, apesar de afetar uma porcentagem muito baixa das gestações, pode ser algo muito difícil para as famílias. Sendo assim, é muito importante entender tudo o que compreende essa condição, seus sintomas, diagnóstico e as possibilidades de tratamento. Para saber mais sobre esse tema, continue lendo esse artigo!
O que é a gravidez ectópica
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, expert em cirurgia ginecológica, a gravidez ectópica é uma condição que ocorre quando o embrião se fixa fora da cavidade uterina e passa a se desenvolver nesse local. Na grande maioria dos casos, esse tipo de gestação ocorre nas trompas de falópio e, por ser uma gestação fora do útero, pode acarretar em diversas complicações para a saúde da mãe e do bebê.
Principais causas
Ao receber o diagnóstico de gravidez ectópica muitas mulheres e suas famílias passam a questionar as causas que levam a essa condição. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, existem diversos motivos para que essa situação ocorra. Dessa maneira, não há uma forma efetiva de prevenção. Entre as causas mais comuns estão infecções na região pélvica, uso de anticoncepcionais, tabagismo, alcoolismo e muitas outras causas.
Existem sintomas específicos?
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, entre os principais sintomas que aparecem e indicam um caso de gravidez ectópica estão os enjoos, tonturas, aumento da frequência urinária, sensibilidade nos seios e mais. Ou seja, são os mesmos sintomas de uma gravidez comum, sendo necessária a realização de uma ultrassonografia para a identificação de uma gravidez ectópica.
Tratamento
Assim que diagnosticada uma gravidez ectópica é preciso dar início ao tratamento. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, quanto mais precoce o diagnóstico as chances de uma intervenção cirúrgica reduzem drasticamente. Nesse sentido, todo o tratamento será pautado em favor de preservar a saúde da mulher e sua fertilidade, podendo variar em cada caso.
Por fim, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que a melhor maneira de passar por uma situação como essa é necessário contar com o acompanhamento médico de especialistas em ginecologia. Por isso, conheça mais sobre o trabalho do Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior através de suas redes sociais.
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1