Como qualquer outra profissão, os especialistas na área do Direito precisam saber lidar com algumas situações específicas. Conforme explica o Dr. Bruno Burilli Santos, normalmente, atitudes de preparo, atenção, observação e paciência são o que mais demandam tempo e esforço dos advogados durante o momento de trabalho. Mas você sabe o porquê?
Ora, pois a atuação desses profissionais não é tão simples quanto parece, por isso, eles precisam lidar com situações um tanto quanto estranhas. Neste artigo, você compreenderá 5 fatos curiosos que diversos especialistas em Direito costumam lidar no dia a dia. Logo, se você gosta desse tipo de assunto e quer aumentar o seu repertório no que diz respeito ao conteúdo do ramo da advocacia, vale a pena ler o texto até o final.
- Os advogados costumam receber ameaças
O primeiro fato que queremos deixar aqui pode ser surpreendente para alguns, e totalmente comum para outros: os advogados costumam receber ameaças a todo momento. Conforme explica o advogado Bruno Burilli, normalmente, essa ação ocorre por parte dos réus para fazerem com que os advogados de defesa façam um bom trabalho, de modo que evitem que os seus clientes vão para a cadeia.
- Esses profissionais também sentem receio do que o seu cliente pode falar
Não só isso, esses profissionais também lidam com o medo e com o receio do que os seus clientes podem falar para a pessoa errada. Em outras palavras, é bem comum que um cliente que realmente seja culpado passe alguma informação para algum policial ou autoridade sem a presença do advogado, logo, esse outro indivíduo terá provas incontestáveis para apresentar durante o julgamento, o que dificulta a atuação do profissional de defesa.
- Eles precisam observar o comportamento do indivíduo a todo momento
Da mesma forma, os profissionais precisam observar o comportamento de muitas pessoas que estão no tribunal. Conforme pontua o Dr. Bruno Burilli Santos, basicamente, é bastante simples observar se tudo está se encaminhando bem quando se observa o comportamento do júri, por exemplo. Ou, dependendo do caso, pode-se perceber se o seu cliente está muito aflito e prestes a prejudicar o andamento do julgamento.
- Os advogados necessitam estar atentos e analisar cada parte antes do julgamento
Não podemos esquecer que, tal qual os advogados precisam analisar o comportamento dos indivíduos em um tribunal, eles também precisam fazer os seus papéis analisando e estudando quem irá compor o júri, quais as possíveis táticas que serão utilizadas, e como reverter possíveis imprevistos para lidar com situações de perda de convicção do caso.
- É preciso deixar o sentimento de lado na hora de exercitar a profissão
E para finalizar, todo bom advogado também precisa deixar as suas emoções de lado na hora de pegar alguma causa, pois conforme comenta o advogado Bruno Burilli, emoções e vínculos em um ambiente de trabalho como esse podem interferir e prejudicar, de maneira irreversível, todo o desempenho do processo.
Mas e você, conhecia alguma dessas curiosidades?