Muitos brasileiros costumam repetir algumas ações que acham estar certas durante muito tempo, entretanto, conforme explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, nem sempre elas são ideais para manter a vida útil do seu veículo. Seja a instalação de objetos inapropriados nos carros, como o engate, ou até mesmo deixar de ir ao mecânico para tentar ajudar algo no motor de forma individual. Enfim, muitas práticas costumeiras que danificam os materiais que compõem o automóvel.
Foi pensando nisso que decidimos explicar para você que possui um veículo e que gosta de tomar os devidos cuidados, mas não sabem que algumas dessas cautelas podem estragar o seu carro rapidamente, e ser a causa de você ter que gastar dinheiro com conserto. Por isso, continue a leitura e fique por dentro dessas dicas importantes sobre os devidos cuidados do carro.
Dirigir o carro em câmbio neutro
Partindo do ponto que muitos motoristas buscam formas de economizar na gasolina — e dá para entender, devido ao preço atual — algumas ações são tomadas como possíveis “saídas” para a economia do combustível. Conforme comenta Joni Ricardo Fernandes Duarte, empresário na área de gestão de custódia de ativos, uma delas é andar com o veículo em câmbio neutro nas estradas.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de ação não poupa nenhuma quantia de combustível no seu veículo, muito pelo contrário. Essa prática, além de prejudicar a vida útil do carro, pode fazer com que você tenha que gastar mais durante o abastecimento, já que o modo de baixo consumo de gasolina ocorre pelo sistema de injeção quando o motorista retira o pé do acelerador.
Radiador com água de torneira
Para Joni Ricardo Fernandes Duarte, outra forma que os motoristas encontram para poupar tempo e dinheiro é preencher o radiador com água de torneira. Há um bom tempo que os donos de automóveis utilizam esse método em suas próprias casas ao invés de levá-los em um lugar próprio para a manutenção necessária do auto, porém, eles não sabem o grande problema que eles estão causando.
Quando você completa o radiador com água da torneira, você está prejudicando a vida útil da tubulação. Ainda que seja a longo prazo, a corrosão por água não filtrada contribui para o vazamento do motor. Escolha sempre preencher com água destilada ou água desmineralizada, seguindo sempre as orientações adequadas para o seu tipo de veículo.
Sendo assim, é importante ficar atento a esses tipos de prática que podem parecer inofensivas à primeira vista, mas que prejudicam, e muito, o seu automóvel. Conforme explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, é ideal que você esteja sempre alerta para levar o seu carro em algum profissional, e siga as instruções de acordo com o manual do veículo, de forma que você não tenha que arcar com altos custos.