Quem já se endividou sabe que a parte mais difícil é se recuperar para começar a resolver as pendências. De acordo com o administrador Oscar Rollemberg, para que você não tenha maiores problemas e deixe a bola de neve das dívidas continuar crescendo, o melhor caminho é negociar e sair endividamento o mais rápido possível.
Se você está com problemas para pagar contas pendentes, fique tranquilo pois há maneiras de resolver esse problema de uma maneira mais simples. Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe a leitura deste artigo até o final e confira tudo sobre como negociar suas dívidas. Confira!
Como funciona a renegociação de dívidas
Para entender melhor sobre como funcionam os processos de renegociação de dívidas, é necessário entender que elas não somem de um momento para o outro e que, para solucionar os seus problemas, é preciso conversar com o seu banco e as demais instituições das quais está devendo para encontrar um caminho para a retratação. Como elucida Oscar Victor Rollemberg Hansen, os aplicativos podem ser os canais certos para isso.
Etapas para sair do endividamento
A não ser que você tenha condições de pagar todas as suas dívidas à vista, sair da situação de endividamento pode ser um tanto quanto complicado. Dessa maneira, é fundamental que você tire um tempo para estudar a sua situação atual e, a partir disso, traçar uma boa estratégia para negociar as contas pendentes. Confira três dessas etapas fundamentais:
- Faça as contas:
A primeira etapa fundamental a ser seguida para que você possa sair da lista dos endividados no Brasil é sentar e fazer as contas de tudo o que deve ser pago. Para o entendedor do assunto Oscar Victor Rollemberg, uma das melhores maneiras de buscar todas as suas dívidas e não se esquecer de nenhuma, é verificando a situação do seu CPF no SPC Serasa.
- Estipule uma meta:
Antes de sair pagando tudo o que ver pela frente, não deixe de traçar um plano bem definido para sanar as suas dívidas de maneira estratégica e sem sair com um prejuízo ainda maior na sua vida financeira. Afinal, não vale a pena deixar de pagar contas atuais para pagar as antigas.
- Pague as dívidas mais caras primeiro:
Por último, mas não menos importante, na hora de renegociar as suas dívidas dê atenção primeiro para aquelas que são mais caras. Isso porque, segundo o administrador Oscar Rollemberg, os juros envolvidos são mais altos e, quanto mais demorar para pagar essa conta, mais longo e caro será o processo para sair do endividamento.
A importância de limpar o seu nome
Manter o seu nome limpo é algo fundamental para que você possa manter a sua liberdade financeira. Pensando nisso, a importância de limpar o seu nome, caso precise enfrentar o pagamento de uma dívida, está na necessidade de ter o seu CPF em dia para que seja possível realizar a abertura de contas, movimentações no mercado financeiro, utilização de crédito e muito mais.